GEOGRAFIA: PEQUENA HISTÓRIA CRÍTICA | FICHAMENTO DE OBRAS


A Obra "GEOGRAFIA: PEQUENA HISTÓRIA CRÍTICA" é um dos principais estudos realizados sobre a história do pensamento geográfico. Lido nos cursos de Geografia, este livro contém o percurso traçado pela Geografia ao longo do tempo, desde que era apenas um campo do saber, como na Grécia Antiga, até sua sistematização como ciência acadêmica.

Como disciplina científica, a Geografia sempre foi alvo de severos questionamentos. Eles iam desde o seu objeto de estudo até o campo de atuação dos geógrafos. Muitos a queriam como uma ciência de síntese, que apenas catalogava e reunia os dados coletados por outras disciplinas. Outros já a viam como a ciência dos lugares, devendo ela se preocupar com o meio físico e os recursos naturais em detrimento do estudo do ser humano, destituindo-a, assim, do debate político.

A Geografia foi tratada como conhecimento pragmático até a crise e o movimento de renovação da ciência, que trouxe para ela novos questionamentos sobre seu papel e lugar na ciência. Iniciou-se, então, a defesa de uma Geografia militante, preocupada com as questões humanas e sociais e sua relação com o espaço.

O discurso político se torna parte do conhecimento geográfico e o debate sobre os Estados Nacionais e suas atuações no contexto global fazem da Geografia um ciência que também estuda o ser humano. Mas não só isso, estudamos o ser humano em sua atuação no espaço, de como ela produzido. Temos, logo, a noção do que é o espaço geográfico e suas nuances, que só podem ser compreendidas por meio da análise geográfica.

A Geografia, então, vai muito além da produção de mapas, da memorização de capitais ou da retenção de dados demográficos a serem ditados quando necessário. Conhecer Geografia é conhecer o mundo que nos rodeia, é compreender as relações que estão postas na sociedade e no meio em que vivemos, é desmascarar as desigualdades existentes no mundo.

O Geógrafo é um ser pensante e atuante.


Nesta página estão organizados os links para acessar o resumo de cada capítulo da obra GEOGRAFIA, PEQUENA HISTÓRIA CRÍTICA, de Antônio Carlos Robert Moraes.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. 21. ed. São Paulo: Anablume, 2007.

APRESENTAÇÃO (VÍDEO)

O OBJETO DA GEOGRAFIA

O POSITIVISMO COMO FUNDAMENTO DA GEOGRAFIA TRADICIONAL

ORIGENS E PRESSUPOSTOS DA GEOGRAFIA

A SISTEMATIZAÇÃO DA GEOGRAFIA: HUMBOLDT E HITTER

RATZEL E A ANTROPOGEOGRAFIA

VIDAL DE LA BLACHE E A GEOGRAFIA HUMANA

OS DESDOBRAMENTOS DA GEOGRAFIA LA BLACHEANA

ALÉM DO DETERMINISMO E DO POSSIBILISMO: A PROPOSTA DE HARTSHORNE

O MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO DA GEOGRAFIA

A GEOGRAFIA PRAGMÁTICA

A GEOGRAFIA CRÍTICA

CONSIDERAÇÕES FINAIS (VÍDEO)

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES