POR QUE TEMEM OS PROFESSORES? | ATUALIDADES
Em um mundo de injustiças sociais, corrupção, descaso e violência, a extrema direita elegeu entre seus inimigos os professores. Isso mesmo! Aqueles que são fundamentais na formação de todos os indivíduos e profissionais de nossa sociedade.
Professores, cuja vida é deixar de cuidar dos próprios filhos para cuidar dos filhos dos outros. Cuja prática vai além do ensinar. Professores que ouvem, aconselham, empatizam e amam seus estudantes além do profissionalismo.
Professores, que fazem das tripas coração para promover o ensino numa estrutura arcaica, numa cultura que não o valoriza e não respeita a educação, em um país onde seu ofício é tratado como bico, trabalho temporário ou complemento de renda.
Professores, cuja carreira está entre as mais mal pagas para quem possui formação superior. Que se desdobram em diversas escolas para chegar perto de um rendimento de classe média. Que carregam nos ombros o peso da culpa pela qualidade do ensino.
Professores, hostilizados em sala de aula, negligenciados em sua prática, esmagados pelo sistema, adoecidos pela rotina.
Professores, que abrem mão da vida social preparando aulas, corrigindo atividades, fechando notas, preenchendo relatórios, atualizando documentação pedagógica. Mesmo quando não estão trabalhando, estão angustiados com as tarefas futuras, com o fazer diário, com os desafios recorrentes.
Professores, vistos como doutrinadores quando sofrem para conseguir atenção, quando lutam para continuar. Vistos como doutrinadores quando tentam abrir os olhos para as injustiças, para a desigualdade, para a fonte do sofrimento imposto aos que estudam. Vistos como doutrinadores quando mostram a possibilidade de um mundo diferente, melhor.
Mesmo doentes, ganhando pouco, à mercê dos sistemas de ensino, desvalorizado pela sociedade, maltratados pelos estudantes, por que temem os professores?
Parabens pelas palavras . Professores merecem respeito
ResponderExcluir