O TERRITÓRIO BRASILEIRO: OCUPAÇÃO E COLONIZAÇÃO | TEXTOS | GEOGRAFIA
COMPATÍVEL COM O PLANO DE AULAS "A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO"
Quando olhamos o mapa do Brasil atual, é difícil imaginar que nem sempre o território brasileiro foi tão vasto. Gradativamente a área do nosso país foi se alargando, fruto das disputas territoriais e da organização das atividades econômicas.
A formação do território brasileiro, isto é, sua ocupação e organização, teve início com a chegada dos portugueses ao litoral brasileiro no ano de 1500. A partir de então, se deu um processo traumático, onde os europeus se apropriaram de territórios indígenas e tomaram para si os recursos naturais disponíveis.
Ao se instalarem por aqui, os portugueses trouxeram consigo a política mercantilista, que consistia em diversas práticas executadas pelos países da Europa naquela época. Dentre suas características principais, podemos citar o rígido controle da economia pelo Estado, a medição da riqueza com base no acúmulo de metais preciosos como ouro e prata, na valorização das atividades comerciais e na busca constante de uma balança comercial favorável, onde o valor das exportações deveria superar o valor das importações.
A extração do pau-brasil, madeira abundante por toda a costa brasileira e extremamente valorizada no continente europeu, está entre as primeiras atividades desenvolvidas pelos portugueses aqui no Brasil. Todo o trabalho era realizado por indígenas que cortavam a madeira e levavam até os comerciantes no litoral em troca de mercadorias diversas e exóticas para eles. Essa atividade não promoveu o povoamento de portugueses no Brasil, visto que o trabalho era realizado pelos próprios nativos, levando os colonizadores a instalar apenas feitorias e entrepostos comerciais para o recebimento da madeira.
A necessidade de povoar o território só é levada a sério a partir da década de 1530, diante das constantes ameaças de invasão do Brasil por outros povos europeus e da necessidade de explorar melhor essa terra em busca de riquezas promissoras. Para organizar essa ocupação, a Coroa Portuguesa implantou o sistema de Capitanias Hereditárias.
Essa primeira divisão administrativa do Brasil consistia na divisão da terra em grandes lotes que se estendiam do litoral até o limite determinado pelo Tratado de Tordesilhas, que separa as terras portuguesas das terras espanholas na América. Cada um desses lotes foi concedido a diversos empresários de grande poder e prestígio em Portugal, cabendo a eles povoar e desenvolver sua capitania com seus próprios recursos.
A produção de açúcar, por ser um produto muito valorizado e favorecido pelo solo e pelo clima do litoral brasileiro, foi a atividade escolhida para iniciar esse povoamento. Praticada ao longo dos séculos XVI e XVII, essa cultura foi responsável pela concentração de pessoas ao longo da faixa litorânea, onde até hoje vive a maior parcela da população brasileira e onde estão situadas as maiores e mais antigas cidades do país, como, por exemplo, a cidade de Salvador no atual estado da Bahia, definida pela Coroa Portuguesa como capital da colônia naquele tempo. A produção de açúcar foi viabilizada pela mão de obra escravizada indígenas e africanos trazidos à força para cá.
Comentários
Postar um comentário