O MUNDO MULTIPOLAR | TEXTOS | GEOGRAFIA
COMPATÍVEL COM PLANO DE AULAS "ORDEM E DESORDEM MUNDIAL"
TEXTO ANTERIOR: O MUNDO UNIPOLAR
O século XXI foi marcado pela ascensão de novos países ao quadro geopolítico internacional. Estes países passaram a costurar acordos financeiros, comerciais e militares sem a participação ou intermédio dos Estados Unidos, como é o caso de grupos como a União Europeia e os BRICS. Rússia e China ampliaram suas relações políticas e econômicas a ponto de obterem uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Com modernização tecnológica e ampliação de suas relações comerciais desde a década de 1970, a China é o grande fenômeno do século XXI. Fortaleceu seu poderio bélico com a reorganização das forças armadas e aumentou sua participação no mercado internacional fechando acordo com outros emergentes na África e na América Latina. Além disso, o gigante asiático tem investido em países vítimas de sansões econômicas estadunidenses, como o Irã e a Venezuela.
Com a retomada de seu crescimento a partir do final dos anos 1990, a Rússia retornou ao quadro geopolítico global, disputando hegemonia no Leste Europeu contra a União Europeia. O país consolidou sua influência sobre a Ásia Central e o Oriente Médio através, sobretudo, do fornecimento de combustíveis fósseis, como o gás natural.
Tais transformações marcam a entrada do planeta em uma nova Ordem Mundial, entendida como Multipolar, já que existem várias lideranças locais, regionais e globais, o que tornou o mundo ainda mais complexo.
PRÓXIMO TEXTO: EM BREVE!
Comentários
Postar um comentário