O MUNDO BIPOLAR | TEXTOS | GEOGRAFIA

 


COMPATÍVEL COM PLANO DE AULAS "ORDEM E DESORDEM MUNDIAL"

TEXTO ANTERIOR: A GEOPOLÍTICA

A Geopolítica é caracterizada por uma ordem mundial, que se dá diante do equilíbrio de poder entre diferentes países em nível global. Aspectos políticos, militares e econômicos proporcionam essa condição, que coloca um país ou um grupo de países em patamar mais elevado do que outros no que diz respeito à capacidade de ditar as regras para a dinâmica mundial.

O tamanho da população, a disponibilidade de recursos naturais, a posse de tecnologias e as reservas financeiras dão aos países maior ou menor poder de barganha nas negociações internacionais, podendo obter vantagens no comércio ou até impor sua vontade sobre outras nações que não dispõem dos mesmos meios.

Desde meados do século XIX, essa disputa pela hegemonia mundial ficou cada vez mais acirrada. O advento da industrialização e o aumento das trocas comerciais internacionais dividiu o mundo em dois grupos: aqueles que desenvolvem, possuem e exportam tecnologia e produtos feito a partir dela, e os que produzem e exportam commodities. 

O segundo grupo fica à mercê do primeiro, onde os poderosos brigam disputam entre si pela hegemonia global. Tal processo intensificou as relações internacionais, promovida pelo desenvolvimento tecnológico, como o avanço dos meios de comunicação e de transporte.

Após a Segunda Guerra Mundial o planeta passou o viver o auge dessa disputa. A diferença é que, ao invés de um grupo de países controlar as decisões globais, o mundo ficou dividido entre duas superpotências: os Estados Unidos, liderando os países capitalistas; e a União Soviética, comandando os países socialistas. Tal divisão caracterizou a ordem bipolar, vigente entre os anos de 1945 e 1991.

Apesar dessa disputa por hegemonia promover conflitos armados como foi o caso das guerras da Coreia e do Vietnã, Estados Unidos e União Soviética nunca se enfrentaram diretamente, sendo todos os conflitos resolvidos no campo da diplomacia. Essa prática deu ao confronto o nome de Guerra Fria, que dividiu o mundo em dois blocos antagônicos: o capitalistas, composto pelos países da América, exceto Cuba, da Europa Ocidental e partes da Ásia e da África; e o bloco socialista, formado pelos países da Europa Oriental e as outras partes dos continentes africano e asiático.

A ordem bipolar começaria a entrar em decadência a partir do processo reestruturação política e econômica iniciado na União Soviética em 1989, como resposta para uma grave crise econômica. Tal processo permitiu a mobilização popular e a luta por independência em parte das repúblicas socialistas, que até então sufocava as manifestações contra o sistema.

Em 1991, diante da impossibilidade de solucionar as questões políticas, econômicas e sociais, a União Soviética se fragmentou, dando fim ao socialismo e, consequentemente à ordem global bipolar. Lideradas pela Rússia, 11 das 15 ex-repúblicas soviéticas formaram um bloco econômico: a Comunidade do Estados Independentes.

A primeira década após o fim do socialismo foi conturbada e traumática. Esses países, recém adentrados à economia de mercado, enfrentaram graves crises econômicas e sociais além da instabilidade política. Na antiga Iugoslávia, a Guerra da Bósnia, que ocorreu entre 1992 e 1995, resultou de uma série de disputas separatistas. Seu saldo foi milhares de vítimas fatais, cidades inteiras destruídas e novos países surgidos.

PRÓXIMO TEXTO: O MUNDO UNIPOLAR

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES