O GOLPE DA LAVA JATO | ATUALIDADES
A operação Lava Jato, inaugurada em 2014, se apresentou como paladina na luta contra toda a corrupção no país. Procuradores, como Deltan Dallagnol, e o então juiz Sérgio Moro ganharam os holofotes e alcançaram o status de herói da pátria. A mídia alimentou essas personalidades, que julgaram e difamaram os governos durante todo o processo. Moro foi alçado à condição de herói nacional, ganhando seguidores e fãs pelo país inteiro.
Em 2018 chegamos ao ápice da operação. Diante de uma condenação sem provas, como consta no próprio processo, Sérgio Moro condenou Lula à prisão. O veredito foi revalidado pelas instâncias superiores e até o Supremo Tribunal Federal autorizou a prisão do ex-presidente, apesar de contrária à Constituição. No dia 7 de abril daquele ano, Lula foi preso e perdeu seus direitos políticos.
Acontece que naquela altura, as pesquisas de intenções de voto davam Lula como vitorioso em todos os cenários apesar de toda a campanha de difamação da mídia e da Lava jato. A retirada truculenta de Lula das eleições favoreceu o então candidato Jair Bolsonaro, que surfou na onda antipetista cultivada pelos meios de comunicação e se colocou como o cara que mudaria tudo e que acabaria com a corrupção no Brasil.
Fernando Haddad concorreu no lugar do Lula, mas teve sua imagem prejudicada pelas fake news espalhadas pelas redes sociais a despeito das autoridades eleitorais e pelos vazamentos seletivos da Lava Jato, que traziam delações mentirosas que eram amplificadas pelo jornalismo antipetista.
Bolsonaro ganhou sob favorecimento de todos esses cenários, com a comemoração empolgada de Rosângela Moro, esposa de Sérgio Moro. Pouco tempo depois o então juiz foi anunciado como ministro da Justiça do futuro governo que ele, com certeza, ajudou a eleger.
Hoje Senador, Moro agora enfrenta a opinião pública, já que está sendo investigado por conta das fraudes processuais ocorridas durante o período em que encabeçou a operação. Recentemente, um áudio onde aparecem indícios de uma suposta ligação da Lava Jato com os Estados Unidos. Além disso, o advogado Rodrigo Tacla Duran, que acusa moro de extorsão, está para voltar ao Brasil e depor contra o ex-juiz.
ACESSE NOSSOS TEXTOS DE ATUALIDADES
Comentários
Postar um comentário