A GEOPOLÍTICA | TEXTOS | GEOGRAFIA
COMPATÍVEL COM PLANO DE AULAS "ORDEM E DESORDEM MUNDIAL"
TEXTO ANTERIOR: MIGRAÇÕES RECENTES
A Geopolítica é uma campo de estudo da Geografia que procura estudar as estratégias desenvolvidas por um Estado a fim de proteger ou dominar um território. Essas estratégias também podem ser notadas na disputa por mercados e na defesa de seus interesses junto aos organismos multilaterais. Essa ciência também analisa o domínio e controle de pontos estratégicos do espaço cuja soberania resultaria em vantagens ou poder de barganha com outros Estados.
Por meio da Geopolítica é possível estudar as relações de poder entre os Estados Nacionais no que diz respeito à definição das fronteiras, a disputa por recursos naturais e reservas energéticas e os impactos promovidos pelos deslocamentos populacionais.
Para compreender melhor a essa área do conhecimento, é necessário conhecer alguns conceitos próprios dela. Começamos pelo de Estado, que é o conjunto de instituições responsáveis pela administração de um país, definindo a legislação e a execução de políticas públicas, exercendo a soberania sobre seu território.
O de nação, conceito mais complexo, une um grupo social por laços diversos como a identidade, a língua, a cultura, a religião e as características étnicas. Para que um povo se constitua como nação ele não precisa necessariamente de um Estado ou território próprio. Diversos povos se enquadram nesse caso como, por exemplo, os judeus até a década de 1940, os curdos na atualidade e as várias nações indígenas presentes no território brasileiro. Quando organizada por um Estado, esse povo forma o que chamamos de Estado-nação.
O território se define como uma área delimitada, controlada por um Estado e com presença de uma população. Ele é limitado por fronteiras, fazendo parte dele, além da área terrestre, os espaços aéreo, marítimo e o subsolo. Já o governo é a instituição responsável pela administração do Estado, sendo variada em diferentes países, podendo se apresentar sob a forma de república presidencialista, república parlamentarista, de monarquia parlamentar ou absolutista.
Outro tema abordado pelo estudo da Geopolítica diz respeito aos conflitos internacionais. O quadro geopolítico atual é extremamente complexo diante do avanço da integração mundial e atual política dos Estados ligada aos interesses comerciais e financeiros, gerando disputas que consolidaram a importância da indústria bélica e dos investimentos militares no mundo inteiro.
Tudo isso leva o mundo a uma grande instabilidade, gerando diversos conflitos entre o fim do século XX e início do século XXI por razões variadas como as questões de fronteira, as disputas por recursos naturais e o fundamentalismo político e religioso.
PRÓXIMO TEXTO: O MUNDO BIPOLAR
Comentários
Postar um comentário