REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS | TEXTOS | GEOGRAFIA

CLIQUE AQUI PARA ASSITIR A VÍDEO AULA

 

COMPATÍVEL COM O PLANO DE AULAS "O MUNDO GLOBALIZADO"


O processo de colonização trouxe muitas riquezas para as metrópoles europeias. Isso se deu ao custo da exploração e empobrecimento das colônias na América, Ásia e África. Além de dar a essas potências o capital para investir em novas tecnologias e mercadorias, a colonização colocou a Europa em contato com outros povos permitindo que novos saberes e experiências fossem adquiridos.

Esse avanço tecnológico culminou na Primeira Revolução Industrial, com a invenção da máquina à vapor em meados do século XVIII, na Inglaterra. Implantada nos meios de transporte e na produção têxtil, o modo de produção se alterou profundamente e as distâncias diminuíram com as viagens de trem. Tal processo dinamizou o comércio e inaugurou a fase do capitalismo industrial, caracterizada pela produção ditando o tom da riqueza e do desenvolvimento.

A Primeira Revolução Industrial trouxe importantes transformações que ajudaram a moldar o mundo atual. As cidades se tornam ainda maiores com o aumento do número de fábricas, cuja mão de obra era abastecida pelo fluxo de pessoas vindas do campo. Ao mesmo tempo, essa nova lógica de produção e circulação levou à necessidade de findar com a escravidão. O trabalho assalariado, além de se mais barato do que o escravizado, criava um mercado consumidor para os produtos industrializados.

Ao longo do século XIX, os conceitos e tecnologias da Revolução Industrial se difundiram para o restante da Europa, Estados Unidos e Japão. Com isso, houve um aumento da concorrência entre empresas e potências industriais, o que as fizeram buscar por novas fontes de energia, matérias-primas e mercados consumidores. É neste contexto que se deu colonização imperialista na Ásia e na África, desorganizando nações e desenvolvendo uma nova divisão internacional do trabalho.

O século XIX foi a era das invenções. novas tecnologias e descobertas científicas surgiam por todo o mundo desenvolvido. Entre elas podemos citar o telégrafo, o telefone, o cinema e o rádio, que transformaram as comunicações e criaram novos hábitos de consumo. Também se destacou o uso do aço nas fábricas, o motor a combustão interna, a eletricidade e o uso do petróleo como fonte de energia. Esse movimento marcou a Segunda Revolução Industrial.

Estimuladas pelas novas tecnologias, as fábricas se expandiram. Foi nessa época que se deu a formação de grandes corporações e conglomerados industriais e comerciais, que inseriram a pesquisa científica na produção. Inaugurou-se a fase do capitalismo financeiro, caracterizado pela participação dos bancos no financiamento da produção e pelo surgimento das empresas de capital aberto, cujas ações começaram a ser vendidas nas bolsas de valores.

PRÓXIMO TEXTO: O MUNDO GLOBALIZADO


Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES