PERFIL DEMOGRÁFICO DA POPULAÇÃO MUNDIAL | TEXTOS | GEOGRAFIA

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A VÍDEO AULA

COMPATÍVEL COM PLANO DE AULAS "POPULAÇÃO MUNDIAL"

TEXTO ANTERIOR: DINÂMICA DA POPULAÇÃO MUNDIAL

A população mundial passou por grandes transformações ao longo do século 20. Podemos destacar o crescimento da população mundial, a queda nas taxas de natalidade e a redução da mortalidade infantil. Essas tendências podem ser observadas na análise da pirâmide etária, onde a base representa a proporção de crianças, o corpo indica a participação de jovens e adultos e o topo mostra a presença de usos numa população.

No perfil etário da população mundial, podemos observar uma grande queda na proporção de crianças. Em 2017 eles representavam apenas 26% dos habitantes do planeta. Esse dado pode indicar uma melhoria da escolarização e na qualidade de vida, mas também trás preocupação por conta da futura redução de jovens e adultos, que são a força de trabalho. Enquanto a taxa de crianças diminuiu, a de jovens adultos aumentou, representando cerca de 60% da população mundial em 2017.

A população jovem e adulta de hoje serão os idosos do futuro. Esses, aliás, cresceram em proporção se comparado aos anos 1960. Apesar de indicar melhor qualidade de vida refletida na maior longevidade das pessoas, o aumento da participação dos idosos demanda novas necessidades voltadas ao atendimento de um grupo cada vez maior.

Porém, é importante ressaltar que essas tendências são uma média em nível mundial. A desigualdade ainda é muito grande e ela também está refletida nas pirâmides etárias. Localidades mais desenvolvidas, como a Europa Ocidental, os Estados Unidos e o Japão apresentam uma base estreita e um topo mais largo. Isso quer dizer que esses países possuem baixa natalidade, baixa mortalidade infantil e maior longevidade de seus habitantes.

Ao analisar as pirâmides de países emergentes como o Brasil, a China e o México, percebemos que esses países estão em transição demográfica, com suas bases em fase de estreitamento e seus topos e fase de alargamento. Já os países menos desenvolvidos, como é o caso do Afeganistão, da Etiópia e da Somália, possuem uma base bem larga se comparada ao topo, o que indica a elevada taxa de natalidade e baixa expectativa de vida dessas populações.

Para encerrar, outra transformação importante no perfil demográfico da população mundial foi a urbanização, que é o crescimento da população urbana comparado à população rural. Tal movimento é resultado da mecanização do campo e da industrialização nas cidades, que passou a atrair trabalhadores para os grandes centros urbanos. No final dos anos 2000, o mundo passou a ter mais habitantes na cidade do que no campo.  Em 2017, 54% da população mundial vivia em cidades.

PRÓXIMO TEXTO: OS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES