OS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS | TEXTOS | GEOGRAFIA

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A VÍDEO AULA

COMPATÍVEL COM PLANO DE AULAS "MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS"

TEXTO ANTERIOR: DINÂMICA DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Desde o início de sua história, a humanidade tem a necessidade de se deslocar. Na pré-história era pela busca de alimentos, mas hoje os motivos são diversos. Migração é um termo utilizado para designar a mudança de residência que ultrapassa os limites político-administrativos, seja de uma cidade, de uma unidade federativa ou de um país para o outro.

A migração pode ocorrer por vontade própria, normalmente em busca de melhores condições de trabalho e maior acesso aos serviços básicos como saúde, educação e segurança. Mas a migração também pode ser forçada com os africanos que foram escravizados e transportados de seu continente para a América no passado e os refugiados que deixam seus países em caso de guerras e conflitos externos ou locais, desastres naturais como a seca, tendo como exemplo o sertão nordestino, ou um terremoto e perseguições de várias naturezas por parte de grupos dominantes ou sistemas políticos totalitários.

No período paleolítico, a humanidade começou a dispersar pelos outros continentes a partir da África chegando na Europa, na Ásia e na Oceania. Há cerca de 40 milhões de anos atrás grupos humanos chegaram ao continente americano. Uma parte deles, os nossos indígenas, provavelmente atravessaram o Estreito de Bering que ligava o continente asiático ao ao americano por meio de uma espécie de ponte de gelo formada no período das glaciações. Mas o encontro de um crânio em Lagoa Santa, Minas Gerais, revelou um antepassado nosso de traços africanos e levantou a possibilidade de outros grupos terem chegados aqui pela travessia do oceano pacífico.

No período neolítico, com a sedentarização, as migrações ocorrem na busca de locais ideais para se fixarem. Formaram-se as primeiras aglomerações urbanas em áreas próximas aos grandes rios, que mais tarde dariam origem às grandes civilizações como os Egípcios às margens do Nilo, os Hindus às margens do Ganges e do Indo e os chineses às margens do Hoang-Ho e do Yang-Tsé.

No século XIX, o crescimento demográfico na Europa promovido pela industrialização e progressos na área da saúde, leva ao aumento do desemprego e da exclusão social. Muitos europeus começaram a deixar o continente e ir para outras partes do mundo. Normalmente, sua busca era em direção às áreas colonizadas por seus países de origem, como a Austrália, o norte da África e áreas litorâneas e vales fluviais da Ásia.

O continente americano assiste à chegada de inúmeros imigrantes de várias partes diferentes, se destacando os alemães, italianos, espanhóis, poloneses, irlandeses, japoneses, sírios e libaneses. Cerca de 50 milhões de europeus chegaram aqui entre os anos de 1815 e 1930 fugindo das perseguições religiosas, das crises econômicas e das restrições aos movimentos políticos.

No século 20, as Guerras Mundiais intensificaram esse fluxo somadas a atração promovida pela divulgação de governos como os dos Estados Unidos e do Brasil.

PRÓXIMO TEXTO: AS MIGRAÇÕES RECENTES

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES