OS FUSOS HORÁRIOS | TEXTOS | GEOGRAFIA

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A VÍDEO AULA

 

TEXTO ANTERIOR: A TERRA NO SISTEMA SOLAR

COMPATÍVEL COM O PLANO DE AULAS "A TERRA E SEUS MOVIMENTOS"


Até o século XIX as horas eram determinadas pela posição do Sol. A partir do momento em que adotamos o relógio mecânico e o comércio internacional se intensificou, percebeu-se a dificuldade em conciliar horários para negociação, viagens e entregas entre lugares distantes. Isso ocorre porque a forma esférica, a superfície curva e o movimento de rotação da Terra faz com que o Sol ilumine os lugares em momentos diferentes. Isso quer dizer que, enquanto ele ilumina aqui, o Brasil, ele está deixando de iluminar outros lugares por onde ele já passou ou ainda passará no decorrer do dia.

Pensando nisso, ao final do século XIX, foi convencionada a uniformização dos horários no planeta estabelecendo a divisão do globo terrestre em fusos horários, faixas que se estendem de norte a sul num intervalo de 15° entre uma e outra. Essa distância é resultado da divisão da circunferência terrestre pela quantidade de horas que tem um dia., resultando em 24 faixas horárias com 15° de distância cada.

O observatório astronômico de Greenwich, na cidade de Londres, no Reino Unido, foi padronizado como referência do fuso horário global, sendo sua faixa determinada como o fuso 0 GMT, sigla em inglês que significa Greenwinch Meridian Time.

A mera divisão das faixas horárias do planeta do planeta resultou no fuso horário astronômico, ou teórico, onde suas faixas se estendem em linha reta de um polo do planeta ao outro. Mas, para unificar o horário dentro de um território, cada país adaptou as faixas horárias às suas fronteiras produzindo o que chamamos de fuso horário civil, ou prático.

O Brasil possui 4 fusos horários diferentes, estando entre a faixa -2 GMT e -5 GMT. O horário de Brasília é o a hora oficial do país, que está na faixa -3 GMT, ou seja, 3 horas a menos do que a hora de Greenwinch.

PRÓXIMO TEXTO: AS ESTAÇÕES DO ANO

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES