OS ESTADOS DA FEDERAÇÃO | TEXTOS | GEOGRAFIA

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A VÍDEO AULA

COMPATÍVEL COM O PLANO DE AULAS "OS ESTADOS E AS REGIÕES BRASILEIRAS"

O território brasileiro é dividido em 27 unidades federativas sendo 26 estados e um distrito federal. Cada uma dessas unidades goza de certa autonomia em relação ao Governo Federal podendo organizar suas leis, sua polícia militar e seus sistemas educacionais, desde que não ultrapasse os limites da Constituição, conjunto de leis máximas que regem nosso país. Cada um dos estados, por sua vez, é dividido em municípios. Em 2017 o Brasil possuía 5570 municípios, cada uma com seu prefeito, sua câmara de vereadores e sua organização local.

Em 1960 foi criado o Distrito Federal, administrado por um governador. Ele está situado na região central do Brasil, mais precisamente dentro do estado de Goiás. O Distrito Federal está dividido em 31 regiões administrativas e abriga a cidade de Brasília, capital do Brasil desde sua fundação.

Existem entre os estados brasileiros muitas disparidades. O Amazonas, por exemplo, é o maior estado da federação com cerca de 1,5 milhões de quilômetros quadrados, enquanto o Sergipe é o menor com apenas 21 quilômetros quadrados aproximadamente. As diferenças também aparecem na questão socioeconômica. Os melhores IDHs, indicador que mede a qualidade de vida. O Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro apresentam os melhores índices. Já os estados de Alagoas, Maranhão, Piauí e Pará possuem os piores indicadores de qualidade de vida do país.

Os estados brasileiros se formaram na proclamação da república e da Constituição de 1891, inspirados no modelo dos Estados Unidos. Essa formação foi influenciada por diversos fatores como a dinâmica de ocupação do território, os eixos de desenvolvimento econômico e os interesses políticos do momento.

No início do século XX o Brasil possuía 20 estados com a capital do país situada no Rio de Janeiro. Na década de 1940, foi incorporado o território do Acre, fruto de um acordo com a Bolívia, país do qual o território fazia parte.

Na década de 1970 a capital já havia sido mudada do Rio de Janeiro para Brasília. O Acre foi elevado à categoria de estado e foram formados os territórios do Amapá, Roraima e Rondônia. Com a Constituição de 1988 foi criado o estado do Tocantins a partir do desmembramento de Goiás. Anteriormente, já havia sido criado o estado do Mato Grosso do Sul, resultado do desmembramento do Mato Grosso. Os territórios do Amapá, Roraima e Rondônia também foram elevados à categoria de estados.

Temos assim as 27 unidades federativas atuais, cada uma com sua capital, sua bandeira, seu governador, sua assembleia legislativa e suas características territoriais próprias. Eles também estão representados na bandeira brasileiro por meio das estrelas distribuídas ao centro.

PRÓXIMO TEXTO: A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES