O PERIGO DAS FAKE NEWS | ATUALIDADES


    Fake news é um termo em inglês que utilizamos para designar notícias falsas. Trata-se de informações mentirosas criadas de forma proposital para enganar as pessoas ou moldar a opinião pública.

    As redes sociais tornaram esse tipo de notícia, que desinforma, ganhar um público cada vez maior. Com apenas alguns cliques um meme mentiroso, um texto desinformativo e até mesmo falsas acusações podem chegar a milhões de pessoas trazendo consequências muitas vezes irreversíveis.

    Os impactos de uma notícia falsa podem ser diversos. ela pode prejudicar a reputação de uma pessoa quando lhe atribuem algo que ela não fez; pode fazer as pessoas tomarem decisões arriscadas sobre sua saúde, seu trabalho e seu dia a dia e, nos casos mais extremos, pode levar à morte e à perseguição.

    Entre as fake news mais comentadas nos últimos tempos estão àquelas que diminuem a importância da pandemia de covid-19, as que traziam falsos efeitos colaterais e perigo sobre as vacinas, as que procuram colocar em dúvida a confiabilidade das urnas eletrônicas e também teve aquele caso de uma mulher que foi linchada e morta no Guarujá por populares que acreditaram que ela sequestrava crianças para a realização de rituais macabros.

    Apesar de perigosas, as fake news são difíceis de serem combatidas. entre os motivos podemos citar o anonimato das redes sociais, fazendo com que o criador da notícia falsa possa ficar escondido. Também tem a tendência do leitor que se espanta com a informação em compartilhá-la sem verificar se aquilo é verdadeiro ou falso. Por fim, a velocidade da internet e das redes sociais tornam o trabalho de apuração da notícia muito mais lento do que o ritmo em que ela se espalha de forma que, quando a informação é corrigida pelas agências de checagem, a mentira da está estabelecida.

    Por isso, devemos ficar atentos com o que lemos na internet. geralmente temos de desconfiar de informações com chamadas muito apelativas ou exageradas. quando uma coisa muito absurda ou muito ruim é anunciada, é importante pelo menos “dar um google” na notícia para verificar se ela também foi dada por outras mídias, sobretudo pela imprensa e pelo jornalismo oficial.

    Caso você não tenha certeza da informação, não compartilhe!


ACESSE NOSSOS TEXTOS DE ATUALIDADES

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES