NOSSA TRIBO É A AMÉRICA LATINA | ATUALIDADES

 


Um debate foi gerado nas redes sociais neste último final de semana do mês de junho. Diante da crise ocorrida entre a Rússia e o grupo mercenário Wagner, um tweet inusitado chamou a atenção e trouxe, ao mesmo tempo, graça e furor na internet




A manifestação acima está carregada de preconceito e xenofobia, além da presunção de achar que alguém precisaria de sua ajuda em caso de guerra contra, o que ele deu a entender, uma "cultura inimiga" ou "oposta" à nossa.

Além disso, há um erro primário e até pretencioso em se considerar "ocidental" por estar no Brasil. É claro que do ponto de vista da localização geográfica, todo o continente americano está situado no Hemisfério Ocidental planeta. Mas, se esse fosse o critério para classificar as culturas, grande parte da Europa, a Austrália e a Nova Zelândia seriam Orientais, como podemos observar no mapa abaixo:


Porém, a classificação Oriente/Ocidente é muito mais complexa do que isso. Proposta pelos europeus, ela inicialmente servia para os diferenciar dos povos não-cristãos em uma época em que o que se conhecia do planeta (pelos europeus, é claro) se limitava ao entorno do Mar Mediterrâneo.

Hoje se conhece o planeta inteiro, mas a visão Ocidente/Oriente permanece apesar de grande parte do continente europeu estar geograficamente situado no Oriente. Logo, essa denominação é mais cultural do que geográfica e remonta a um conjunto de práticas e manifestações características do que hoje conhecemos como Europa Ocidental, que estaria, na visão deles, acima de todas as outras. Daí a xenofobia presente no continente.

Para deixar tudo ainda mais complexo, no contexto da globalização, quando todos acharam que a cultura se tornaria global, o capitalismo prevaleceria sem barreiras e tudo caminharia para homogeneização do planeta, veio Samuel P. Huntington com seu livro Choque de Civilizações para bagunçar ainda mais nossa cabeça, sobretudo a daqueles que se acham ocidentais.

Nessa obra, Huntington defendeu que a identidades culturais dos diferentes povos que compõem a humanidade seriam as principais fontes de conflito. Para explicar melhor, o autor classificou as civilizações do mundo, conforme pode ser observado no mapa a seguir.


São pelo menos nove grandes civilizações e, nessa classificação, o Ocidente é composto pelos Estados Unidos, Canadá, países da Europa Ocidental, Papua Nova Guiné (isso mesmo!), Austrália e Nova Zelândia. A visão de Huntington corrobora e se equivale à visão do estadunidense e do europeu, que se enxergam como o que há de melhor em termos de desenvolvimento, tecnologia e, infelizmente, humanidade.

Essa mesma visão nos exclui da civilização ocidental. Para Huntington e, consequentemente, para as potências hegemônicas globais, fazemos parte de um enorme caldeirão, onde se misturou tudo denominado Civilização Latino Americana. Então, se você acha que Estados Unidos e Europa nos tratam como iguais, que a Otan nos verá como aliados, tire seu cavalinho da chuva!

Para eles somos inferiores. Somo algo que nem se parece com eles, pessoas de quem se deveria manter distância. Então, vamos parar de passar ridículo igual catarinense que se acha viking e se conscientize sobre seu lugar no mundo, por favor!

ACESSE NOSSOS TEXTOS DE ATUALIDADES

Comentários

  1. Bom texto. Somos do Sul Global, latino e sulamericanos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES