LOCALIZAÇÃO, EXTENSÃO E DIVERSIDADE NATURAL DO BRASIL | TEXTOS | GEOGRAFIA
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO |
COMPATÍVEL COM O PLANO DE AULAS "CARACTERÍSTICAS GERAIS DO BRASIL"
O território é uma área administrada por um Estado, que é o conjunto das instituições que representam a autoridade máxima. Esse território é delimitado por fronteiras, linhas que indicam onde um país termina e o outro começa. Elas são construídas ao longo da história e podem ter sido definidas por acordos diplomáticos ou conflitos, o que as tornam passíveis de alterações.
As fronteiras podem ser naturais, como um rio, mares ou cadeias de montanhas que separam os países, ou podem ser linhas imaginárias, sem uma clara separação visual na paisagem. As divisas, por sua vez, fazem o mesmo papel da fronteira, com a diferença que elas marcam os territórios da unidades da federação, como aquelas que separam os estados brasileiros. O mesmo vale para os limites, com a diferença que eles separam municípios.
As áreas de fronteiras permitem o contato entre porções de diferentes territórios, misturando características de dois ou mais países em diversos campos. A fronteira brasileira se delimita a leste pelo oceano atlântico, enquanto a borda oeste é composta de fronteira terrestre, de grande extensão e ligada a praticamente todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e do Equador. As desvantagem de um fronteira tão grande é a dificuldade de sua fiscalização, já que a maior parte dela é coberta por densas florestas e áreas sem povoamento.
Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil é 5° maior país do mundo, ficando atrás apenas da Rússia, do Canadá, da China e dos Estados Unidos. Nosso país é cortado ao norte pela Linha do Equador, fazendo com que uma pequena porção dele esteja no Hemisfério Norte e outra grande porção no Hemisfério Sul.
Por estar totalmente situado a Oeste do Meridiano de Greenwich, o Brasil está totalmente no Hemisfério Oeste ou Ocidental do planeta. A grande extensão no sentido norte-sul nos coloca em duas diferentes zonas climáticas, com quase todo o território na zona intertropical e apenas o sul do país na zona temperada.
Essa grande extensão é um dos fatores para a nossa grande biodiversidade, nos colocando como o país com maior diversidade natural do mundo, chegando a ter 20% de todas as espécies animais e vegetais do planeta. O clima tropical, predominante no país, garante temperaturas elevados na parte do ano, além das precipitações abundantes, inverno pouco rigoroso e curta estação seca.
Dentre as formações vegetais, destacamos as florestas tropicais e equatoriais citando a majestosa Floresta Amazônica e a nossa Mata Atlântica. A Mata de Cocais, formação composta por espécie de palmeiras, é um destaque situado entre os estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará.
A Caatinga e o Cerrado se desenvolvem em áreas de clima mais seco, com presença de espécies arbustivas e árvores de pequeno porte. Nas áreas frias do país aparecem as formações subtropicais como a Mata de Araucárias e os campos no sul do Brasil. O Pantanal, uma grande planície alagável, localizada entre os estados do mato grosso e do mato grosso do sul, conta com diversas espécies vegetais.
Comentários
Postar um comentário