EXPANSÃO E COLONIZAÇÃO EUROPEIA | TEXTOS | GEOGRAFIA

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A VÍDEO AULA

 


COMPATÍVEL COM O PLANO DE AULAS "O MUNDO GLOBALIZADO"

Ao final da Idade Média a Europa Ocidental experimentava o renascimento urbano e comercial com o crescimento das cidades, reis em fortalecimento e uma burguesia enriquecida para a investir na exploração de novas rotas comerciais, cada vez mais disputadas. Com as rotas terrestres e do mar mediterrâneo monopolizadas pelos comerciantes das cidades italianas e o fechamento da cidade de Constantinopla, atual Istambul na Turquia, ponto terrestre praticamente exclusivo entre a Europa e a Ásia, pelos turcos otomanos na segunda metade do século XV, o intercâmbio entre Europa, África e Ásia ficou cada vez mais caro e inviável.

Nesse contexto, iniciaram-se as Grandes Navegações, com o pioneirismo de Portugal e de Espanha na busca por caminhos que os libertassem do monopólio turco otomano. Seguidos por outras nações, como Inglaterra, França e Holanda, a Europa passou a se expandir por novas terras chegando à América e dominando partes dos continentes africano e asiático. O processo foi marcado pela submissão dos povos nativos por meio da guerra, da dominação cultural e da imposição religiosa e linguística. Junto aos nativos, foram escravizados os africanos para servirem de mão de obra na exploração dos recursos naturais, devastando a fauna e as florestas nativas por diversas partes.

Com a colonização se deu uma nova relação entre dominadores e submissos. As nações ricas da Europa, já citadas anteriormente, passaram a exercer o papel de dominadores, civilizadores e propagadores da fé e da modernidade de seu tempo. Aos novos espaços ocupados por eles coube o papel de submissão, fornecendo compulsoriamente as matérias-primas e entregando suas pedras e metais preciosos para a metrópole, que impunha a eles seus produtos manufaturados.

Tal processo criou as condições para o chamado capitalismo comercial, onde as atividades econômicas europeias estavam todas centradas na exportação e no equilíbrio de sua balança comercial, conquistado graças à desigualdade imposta pelo pacto colonial. Começou, assim, o processo de mundialização com os europeus adquirindo cada vez mais conhecimentos sobre territórios e povos, expandindo sua cultura e seus costumes sobre suas colônias e exercendo domínio em diferentes épocas sobre a América, a África, Oceania e a Ásia.

Nessas áreas a colonização deixou um rastro de pobreza, miséria, desigualdade e exploração que marcam a condição econômica e social desses países na atualidade. Para os europeus ficaram o desenvolvimento, a riqueza e os excelentes indicadores sociais, financiados pelas riquezas tiradas de suas colônias no passado.

PRÓXIMO TEXTO: REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES