EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO | TEXTOS | GEOGRAFIA
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A VÍDEO AULA |
COMPATÍVEL COM PLANO DE AULAS "GLOBALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO"
TEXTO ANTERIOR: O MUNDO GLOBALIZADO
Uma foto de satélite que mostra a Terra à noite pode servir para dimensionar o tamanho da desigualdade internacional que foi ampliada no mundo globalizado, pois a iluminação artificial também mostra o grau de acesso à tecnologia e modernidade. Os países desenvolvidos, como os Estados Unidos, os da Europa e Japão, aumentaram sua participação no comércio internacional permitindo que suas populações apresentem melhor qualidade de vida.
Enquanto países historicamente mais periféricos como alguns do continente africano e do Oriente Médio, ficaram à margem da economia global e possuem indicadores terríveis. Tem ainda a condição dos países emergentes que, apesar do crescimento econômico meteórico e do enriquecimento, tem problemas sociais característicos de países em desenvolvimento, principalmente a desigualdade e concentração de renda, que podem ser notados na Índia, na China e no Brasil.
O mundo do trabalho também se transformou no mundo globalizado. As tecnologias advindas da Revolução Técnico-científica fizeram surgir novas profissões e postos de trabalho que exigem alta qualificação e mão de obra especializada, o que acirra a competição entre trabalhadores e exclui do mercado aqueles que não possuem condições de investir em capacitação.
A internacionalização da produção mundial com o emprego de máquinas e robôs de alta tecnologia na produção fez aumentar o desemprego estrutural, já que o trabalho humano ficou cada vez mais dispensável. A migração de negócios para países emergentes e em desenvolvimento diminuiu os custos e aumentou os ganhos das empresas globais e aprofundou o desemprego em países desenvolvidos, onde a qualificação e o custo de vida tornam a mão de obra muito mais cara.
O mundo passa também por um processo de terciarização da economia. Isso quer dizer que o setor terciário, sobretudo o de prestação de serviços, tem crescido muito surgindo empresas de prestação de serviço, conhecidas por aqui como “terceirizadas”, que fornecem trabalho precário e barato onde diversas modalidades não são regulamentadas por lei e seus trabalhadores não possuem os mesmos direitos assegurados que possuiria um trabalhador vinculado à empresa onde presta o serviço, como salário melhor e estabilidade no emprego.
A agropecuária foi profundamente transformada no mundo globalizado. A mecanização do campo deu outra dinâmica à população mundial promovendo êxodo rural, aumentou a produtividade e intensificou a concentração de terras nas mãos de poderosos, principalmente empresas multinacionais do setor, que passaram a determinar os cultivos de acordo com as demandas internacionais, diminuindo a diversidade de espécies. Culturas tradicionais correm risco de desaparecer por conta de uma demanda de mercado.
Apesar da maior produtividade, a distribuição e acesso aos alimentos nunca foi tão desigual. A maior parte da produção mundial tem como destino os países desenvolvidos. Isso diminui a oferta de gêneros à população local, encarece os custos e ameaça a segurança alimentar em diversas partes do mundo, inclusive aqui no Brasil.
O avanço dos meios de comunicação promoveu um intenso fluxo de informações permitindo a troca de experiências e conhecimentos entre pessoas no mundo todo. Também houve uma forte aproximação dos movimentos sociais. Um exemplo que podemos citar é o que ficou conhecido como “Primavera Árabe” onde os movimentos de insatisfação foram organizados por meio das redes sociais. Mas esse avanço, também, facilitou a disseminação de notícias falsas desinformando e manipulando a opinião das pessoas e da política em diversos países.
Por fim, a globalização criou uma sociedade de consumo padronizado. Buscando aumentar suas vendas e, consequentemente, seus ganhos, as grandes corporações têm investido na diversificação de produtos e na criação de novas demandas por meio de uma propaganda agressiva, que cria nas pessoas a insatisfação consigo mesmo e a ideia das compras como forma de terapia e satisfação. As empresas também desenvolvem meios para tornar os produtos obsoletos o mais rápido possível para que você possa trocá-los. Isso pode ser notado sobretudo com eletrônicos, que viram lixo cada vez mais rápido e tornam preocupantes as questões ambientais.
PRÓXIMO TEXTO: O COMÉRCIO MUNDIAL
Comentários
Postar um comentário