DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL | TEXTOS | GEOGRAFIA

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A VÍDEO AULA

COMPATÍVEL COM PLANO DE AULAS "POPULAÇÃO MUNDIAL"

A distribuição da população mundial é bastante desigual. Ao olhar um mapa de densidade demográfica, podemos identificar localidades densamente povoadas contrastando com grandes vazios demográficos.

Em relação aos países, designamos como populosos os territórios que apresentam elevada população absoluta, isto é, a soma total do seu número de habitantes. O Brasil, por exemplo, é um país populoso, pois sua população absoluta ultrapassa os 200 milhões de habitantes.

No ranking de 2023, nosso país está entre os dez mais populosos do mundo. A Índia e a China, com mais de 1 bilhão de habitantes cada, são, respectivamente, os dois países mais populosos do mundo. A título de curiosidade, o Vaticano, cidade-estado situada em Roma, é o menos populoso do mundo com menos de 1000 habitantes.

Para ser considerado povoado, o país precisa apresentar uma elevada população relativa, ou seja, um alta média de habitantes por quilômetro quadrado. Para obter esse número, basta dividir a população absoluta pelo tamanho da área ocupada por ela. O Brasil, por exemplo, possui cerca de 216 milhões de habitantes. Dividindo esse número pela extensão do território brasileiro, que é próximo de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, temos uma média aproximada de 25 habitantes por quilômetro quadrado.

Com esses números, o Brasil é considerado um país pouco povoado, pois sua população relativa é pequena. Dentre os dez países mais povoados do mundo se destacam Mônaco, Singapura, Hong Kong, Vaticano e Malta.

Com relação à distribuição da população pelos continentes, a Ásia concentra mais da metade da população global, seguida pela África e pela Europa. A Oceania é o menos populoso do mundo com apenas 1%. Por não possuir população, a Antártica não aparece nessa estatística.

Entre os fatores que influenciam na distribuição da população mundial podemos destacar os naturais, como as condições climáticas e a topografia dos terrenos, e os fatores históricos, como o desenvolvimento econômico, os conflitos locais e as aglomerações urbanas.

As altas densidades populacionais se apresentam na Europa, Ásia Meridional, Leste Asiático e Nordeste dos Estados Unidos. Os fatores principais são as planícies fluviais que, além de serem férteis para a Agricultura, são meios de transportes eficientes.

As baixas densidades, por sua vez, estão nos extensos desertos como o do Saara e o de Gobi onde o clima seco e a elevada temperatura dificultam a permanência de grande contingentes humanos. Áreas de clima frio como a Sibéria, o Norte do Canadá, o Alasca e as regiões polares têm a ocupação prejudicada por conta do frio extremo. Já as grandes florestas, como a Amazônia, atrapalham a ocupação humana por serem muito densas e fechadas.

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES