DINÂMICA DA POPULAÇÃO MUNDIAL | TEXTOS | GEOGRAFIA

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A VÍDEO AULA

 
COMPATÍVEL COM PLANO DE AULAS "POPULAÇÃO MUNDIAL"

TEXTO ANTERIOR: DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

A população mundial cresceu bastante nos últimos séculos. De cerca de 2 bilhões de habitantes na década de 1940, passamos para mais de 7 bilhões na atualidade. Tal aumento se deu, principalmente, por conta dos avanços da medicina e da melhoria na produção e distribuição de alimentos. Contudo, esse crescimento é desigual. Enquanto continentes mais desenvolvidos como a Europa apresentaram baixo ritmo de crescimento nas últimas décadas, continentes e regiões mais pobres, como a África e a América Latina, cresceram a uma taxa acima de 2% ao ano.

Dentre as principais transformações na dinâmica demográfica mundial, a queda de natalidade é um fator importante. O planejamento familiar, a disseminação dos métodos contraceptivos e a elevada urbanização da população, reduziram a quantidade de filhos por família fazendo com que elas se tornassem cada vez menores. 

Essa redução também é desigual. Os países desenvolvidos, por serem mais industrializados e urbanizados, tem taxas de natalidade menores. Os países mais pobres, por sua vez, que têm maior parcela no espaço rural, ainda possuem altas taxas de nascimentos para cada 1000 habitantes. Caíram, também as taxas de fecundidade, que é a média de filhos por mulher em idade reprodutiva. A desigualdade de sua redução segue a mesma lógica da redução da natalidade.

Outro fator importante é a queda da mortalidade infantil, que expressa o número crianças que vêm a óbito no primeiro ano de nascimento para cada 1000 nascidos vivos. No mundo, passamos de uma média de 121,9 nos anos 1960 para 30,5 por mil em 2016. Essa queda também é desigual quando consideramos países ricos e países pobres e se deve sobretudo às melhorias de acesso ao saneamento básico, às campanhas de vacinação e ao acompanhamento pré-natal, que foram responsáveis pela drástica redução no número de mortes.

A queda da natalidade e da mortalidade resultam no envelhecimento global. A participação de idosos têm crescido no mundo inteiro. Mas, a desigualdade é gritante. A expectativa de vida, que é média de anos que vive a população de um território, é muito grande em regiões desenvolvidas como a América do Norte e a Europa Ocidental, em áreas menos desenvolvidas, como o continente africano, a população vive muito menos.

Para encerrar, outra mudança importante na dinâmica da população é a participação feminina no mercado de trabalho, que tem crescido muito. Porém, ela ainda é menor do que a dos homens. Enquanto a 50% das mulheres estão inseridas, os homens têm uma parcela de 77% de participação. Contudo, elas ainda enfrentam grandes desafios. No mundo, ainda existem muitos países que restringem determinadas profissões aos homens, 57% delas já se sentiram prejudicada apenas por serem mulheres e receber salários iguais aos dos homens e ascender aos cargos de chefia ainda esbarram em obstáculos por conta da sua condição. No entanto, alguns países têm adotado a política de cotas para mulheres, determinando uma porcentagem mínima delas em determinados cargos.

PRÓXIMO TEXTO: PERFIL DEMOGRÁFICO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES