AS PAISAGENS E O ESPAÇO GEOGRÁFICO | TEXTOS | GEOGRAFIA
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A VIDEOAULA |
TEXTO ANTERIOR: AS TRANSFORMAÇÕES NAS PAISAGENS
COMPATÍVEL COM O PLANO DE AULAS "A PAISAGEM E OS LUGARES"
O espaço geográfico é aquela parte da superfície terrestre ocupada e transformada pela sociedade ao longo do tempo. Para que possamos compreendê-lo, podemos verificar as dinâmicas da natureza, que produzem fenômenos diversos e a variedade paisagística pelo globo, como pode ser observado nas grandes florestas úmidas, nos extensos desertos áridos e nas frias localidades afetadas pela neve.
Outro fator para a compreensão do espaço geográfico são as relações sociais. Estabelecidas entre indivíduos e coletividade, governos, empresas e corporações, entre outros, elas transformam as paisagens, criam e perpetuam culturas e desenvolvem e aprimoram técnicas, no passado ou no presente.
As transformações nas paisagens promovidas pelas atividades humanas são inevitáveis e permanentes. A profundidade dessas transformações dependem dos aspectos culturais, sociais e econômicos de uma determinada sociedade e de sua relação com o espaço que ela ocupa. Uma aldeia indígena, por exemplo, ao manter seus hábitos e relacionamento tradicional com o meio, transforma em pequeno grau o espaço em que vive.
Nas grandes cidades, por sua vez, cuja sociedade apresenta uma economia dinâmica pautada no consumo de bens e serviços, além de manter uma relação financeira e econômica com seu espaço, as transformações são mais profundas, como podemos observar as que ocorreram ao longo de décadas na Avenida Paulista ou recentemente no Vale do Anhangabaú, no centro antigo de São Paulo.
Outro exemplo de ação mais radical para atender uma necessidade momentânea de fluxo de transporte ou de especulação imobiliária, o Rio Pinheiros, que percorre parte da Zona Sul da cidade São Paulo, teve seu curso alterado, seu leito aprofundado e suas antigas várzeas tomadas por avenidas, prédios comerciais, condomínios de luxo e ocupações irregulares.
Ao analisar o espaço geográfico e suas paisagens, também podemos notar algumas situações características de seu momento histórico como as desigualdades, o abandono, os diferentes hábitos e as relações sociais estabelecidas entre os diversos agentes sociais.
Portanto, ao verificar os elementos sociais da paisagem, é importante analisar suas funções e de que formas eles atendem às necessidades da sociedade como as áreas de lazer, as escolas, os serviços de saúde, a prestação da justiça, o deslocamento e o transporte público. Também é necessário analisar como esses elementos influenciam a natureza e os processos sociais, além da modificação de seus usos ao longo do tempo.
Comentários
Postar um comentário