AS ESTAÇÕES DO ANO | TEXTOS | GEOGRAFIA
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A VÍDEO AULA |
TEXTO ANTERIOR: A TERRA NO SISTEMA SOLAR
COMPATÍVEL COM O PLANO DE AULAS "OS FUSOS HORÁRIOS"
A temperatura do planeta passa por variações diversas promovidas pela dinâmica natural do Terra. Como resultado, temos as estações do ano, que são padrões climáticos pelos quais passa o planeta ao longo do ano. São 4 estações, e elas ocorrem na seguinte ordem: primavera, verão, outono e inverno.
As estações do ano ocorrem em virtude da mecânica do movimento de translação da terra; seu eixo imaginário de rotação inclinado e sua forma esférica, que fazem com que a incidência dos raios solares seja diferente de acordo com o local e a época do ano.
Nas zona intertropical do planeta, a radiação solar pouco muda no decorrer do ano, com isso a temperatura sofre pouco variação independentemente da estação. Natal, capital do Rio Grande do Norte, por exemplo, é bastante procurada para turismo balneário durante o inverno brasileiro.
Nas zonas temperadas, por outro lado, temos um período de intensa luminosidade intercalado com outro período de baixíssima luminosidade solar. Como resultado, nessas áreas as estações do ano são muito bem definidas com um inverno muito frio de dias curtos e um verão muito quente de dias longos.
Já nas zonas polares, pela baixa incidência de luz solar, faz frio o ano inteiro e a diferença entre as estações passa pela duração dos dias e noites. No inverno, durante muito tempo, o sol sequer chega a aparecer e no verão, ocorre o chamado sol da meio noite, período em que o Sol não se põe.
Ao longo do ano, no movimento de translação da terra ocorrem os solstícios e equinócios. Os solstícios são os momentos do ano em que um hemisfério do planeta alcança o máximo de luminosidade enquanto o outro atinge o mínimo. É o dia mais longo em um e o dia mais curto no outro. Já os Equinócios são momentos em que os dois hemisférios atingem igual luminosidade. Dia e noite têm a mesma duração nos dois hemisférios.
No dia 22 de dezembro temos o dia mais longo no hemisfério sul, com o sol nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. No hemisfério norte ocorre o contrário. Essa data marca o início do verão no hemisfério sul e início do inverno no hemisfério norte.
No dia 21 de março, dia e noite têm a mesma duração nos dois hemisférios. É o equinócio de outono no hemisfério sul e o equinócio de primavera no hemisfério norte marcando o início dessas duas estações.
Passando para o dia 21 de julho, é o hemisfério sul que passa a receber luminosidade solar menor e o hemisfério norte é privilegiado com radiação e calor do sul. Essa data marca o início do inverno no Hemisfério sul e o início do verão no hemisfério norte
Por fim, no dia 23, novamente os dias têm a mesma duração nos dois hemisférios. É o início da primavera aqui no hemisfério sul e o início do outono no hemisfério norte. E assim o ciclo se repete todos os anos.
Comentários
Postar um comentário