A TERRA NO SISTEMA SOLAR | TEXTOS | GEOGRAFIA

CLIQUE AQUI PARA ASSISITR A VÍDEO AULA


TEXTO ANTERIOR: AS REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS

COMPATÍVEL COM O PLANO DE AULAS "A TERRA E SEUS MOVIMENTOS"


O Sistema Solar é um conjunto formado pelos oito planetas e e demais corpos celestes como os planetas anões,  entre eles Plutão, os satélites naturais, os cometas e os asteroides. No centro do Sistema Solar está o Sol, uma estrela amarela que emite luz e energia para todos os planetas que o circundam.

No Sistema solar está a nossa casa, o Planeta Terra. Até onde sabemos, é o único com condições necessárias ao desenvolvimento da vida, como água em estado líquido, atmosfera e a distância ideal em relação ao Sol. Se fosse mais perto, o calor queimaria a atmosfera e evaporaria os oceanos. Se fosse mais distante, tudo estaria congelado.

A Lua, por sua vez, é o satélite natural que orbita nosso planeta. Ela possui cerca de ¼ do tamanho da Terra sendo um dos maiores satélites naturais do Sistema Solar em comparação ao seu planeta. A Lua realiza dois movimentos. O movimento de rotação é aquele em que ela gira em torno do próprio eixo, levando 28 dias para completar uma volta, mesma duração do movimento de revolução, que ela executa em torno da Terra.

Esses movimentos provocam a mudança de posição da Lua em relação à Terra o Sol promovendo alterações constantes em sua face iluminada produzindo o que conhecemos como as fases da lua. Além de estabilizar o eixo de rotação do nosso planeta, ela também influencia nas marés, movimento de avanço e recuo do mar por meio de sua atração gravitacional.

A Terra também tem seus movimentos. O de rotação é executado torno de seu próprio eixo levando aproximadamente 24 horas para completar uma volta. Além de marcar a duração de um dia terrestre, ele determina a alternância entre dias e noites por causa da sua forma esférica, fazendo com que uma parte esteja iluminada sendo o dia, e outra parte esteja escura sendo a noite. E assim as partes da Terra vão se alternado distribuindo a luz e a radiação solar.

Como resultado do movimento de Rotação, temos a impressão que o Sol surge todos os dias ao leste, percorre o céu durante o dia e desaparece todo fim de tarde no oeste. Na verdade esse movimento é apenas aparente, visto que o Sol está parado e a Terra é quem gira no sentido de oeste para leste. Outra ocorrência resultante do movimento de rotação é a existência dos fusos horários.

Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. O ciclo completo possui a duração de 365 dias e 6 horas. Como um ano tem 365 dias, as 6 horas restantes sobram e somam 24 horas acumuladas a cada 4 anos. Por isso temos o ano bissexto, em que o mês de fevereiro tenha um dia a mais.

Como resultado da forma esférica da Terra e seu eixo rotatório inclinado, a intensidade dos raios solares atingem o planeta de forma desigual. Enquanto os polos recebem pouca quantidade de luz e radiação solar ao longo do ano, as proximidades da Linha do Equador recebem em abundância. Por isso existem as zonas térmicas da Terra e as estações do ano.

PRÓXIMO TEXTO: OS FUSOS HORÁRIOS

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES